quinta-feira, 29 de outubro de 2009

The Black Eyed Peas


The Black Eyed Peas - é um grupo de pop que começou seu trabalho em Los Angeles em 1988, e desde então conquistaram muitos fãs por todo o globo. Estima-se que já venderam 30 milhões de discos em todo o mundo. História

Tudo começou, em Los Angeles em 1988, quando Will.i.am e Apl.de.Ap se conheceram na adolescência e fundaram um grupo de dança break, o Tribal Nation. Depois de um certo tempo, decidiram parar de apenas dançar e começar a cantar. Daí nasceu o A.T.B.A.N. Klann, com o qual Will e Apl assinaram um contrato com a Ruthless Records, Eles gravaram um CD chamado Grass Hoots, que foi lançado mas com pouquissimo sucesso, com o selo do rapper Eazy E, e acabaram sendo ofuscados pelo gangsta rap, um estilo musical que se expandia muito naquela época. Qualquer chance de sucesso na Ruthless se desvanesceu quando Eazy-E morreu de AIDS, em 1995.

Will e Apl repensaram tudo e fundaram o Black Eyed Peas, agora com o amigo de festas e companheiro, o MC e dançarino Taboo. Três anos depois, o grupo de hip hop acrescentou a backing vocal Kim Hill e lançou seu primeiro álbum, Behind the Front (1998), que teve participação da cantora Macy Gray.

O sucesso do BEP não ia além do mundo hip hop de Los Angeles, até que o segundo álbum, Bridging the Gap (2000), atraiu mais atenção graças a participação de grandes estrelas do hip-hop como Wyclef Jean e, novamente, Macy Gray.
Black Eyed Peas em turnê.

Mas o estouro mundial viria em 2003, quando o álbum Elephunk foi lançado, com a entrada da vocalista Fergie, substituindo Kim Hill. A entrada de Fergie na banda foi curiosa. Na turnê de Bridging the Gap,chamaram-na para cantar no palco. A loira subiu e soltou a voz, o que agradou muito os fãs. Nisso,Kim Hill acabou desistindo. O primeiro single do álbum, Where is the Love, contou com a participação do astro Justin Timberlake e ganhou vários discos platina e ouro em alguns países. Também mostraram seu gosto pelo Brasil na canção "Sexy", que usa samples de "Insensatez", uma bossa nova de Tom Jobim.

O sucesso foi tanto que o grupo ficou um ano e meio em turnê mundial, passando pelo Brasil em julho de 2004, e gravando um novo álbum, denominado Monkey Business, durante os intervalos da viagem.

O Brasil voltou as atenções do grupo em 2006, quando gravaram juntamente com Sérgio Mendes a música Mas que nada, um estouro na Europa, se tornando musica tema da Copa do Mundo FIFA na Alemanha no mesmo ano.

Em Junho de 2009, o grupo lançou um novo álbum, The E.N.D, (Energy Never Dies), com os singles Boom Boom Pow,I Gotta Feeling e Meet me halfway onde ambos alcançaram o 1# lugar na Billboard Hot 100.

A The END World Tour começará em Setembro no Japão.


Carreiras Solo

Atualmente, Fergie entrou em carreira solo com o lançamento do CD The Dutchess e seu primeiro single, "London Bridge", estourou nas paradas de sucesso e chegou a #1 na Billboard Hot 100, desbancando o hit Promiscuous da rival, Nelly Furtado. "Fergalicious", segundo single do CD, alcançou o segundo lugar na parada mais importante da música, a Billboard Hot 100, perdendo apenas para "Irreplaceable", de outra musa do hip-hop, Beyoncé. O hit seguinte, "Glamorous", conseguiu chegar ao topo da Billboard e permanecer por algumas semanas nessa posição. O quarto single, lançado em Abril de 2007, foi "Big Girls Don't Cry", e foi o single de maior destaque do álbum, alcançando o topo de várias paradas no mundo e foi eleita pela Billboard a música mais tocada de 2007. O quinto e último single foi "Clumsy", música fez muito sucesso no Brasil e nos EUA.

Will.i.am também voltou a trabalhar em sua carreira solo, que ele havia começado desde seu primeiro álbum, Lost Change, lançado em 2001. O novo álbum se chama Songs About Girls e teve 3 singles: "I Got It From My Mama", "Heartbreaker", e "One More Chance".

Taboo também pretende lançar um disco solo, intitulado 'Taboo', que já tem um primeiro single: You Girl; 'Taboo' deve ser lançado em 2010, após a Tour do The E.N.D.

The END

Eles deixam um pouco o hip hop de lado e abriram espaço para ritmos eletrônicos.

O título "E.N.D." é uma alusão às especulações de que Fergie, Will.i.am, Taboo e Apl.de.ap iriam desmontar a banda e se dedicar apenas a projetos-solo.

Especulações à parte, o resultado é um petardo concebido para explodir pistas de dança em todos os continentes.

Logo de cara, a faixa "Boom Boom Pow" soa como se o duo eletrônico Daft Punk participasse de uma sessão de pancadão da Furação 2000 na Baixada Fluminense. "I Gotta Feeling" é uma balada pop daquelas grudentas.

E Fergie gera belos momentos soltando a voz doce em "Meet Me Halfway".

*Singles
Fallin' Up
What It Is
Joints & Jams
Karma
¿Que Dices?
Head Bobs
BEP Empire
Weekends
Imma Be
Alive
Request Line
Where Is The Love
Shut Up
Hey Mama
Mas Que Nada
Let's Get It Started
Don't Phunk With My Heart
Don't Lie
My Humps
Pump It
Bebot
Boom Boom Pow
I Gotta Feeling
Meet The Halfway


*Discografia
(estúdio)
1998 : Behind The Font
2000 : Bridging The Gap
2003 : Elephunk
2005 : Monkey Business
2009 : The E.N.D (The Energy Never Die)

(EPs)
2006 : Renegotiations: The Remixes
2009 : Invasion Of Boom Boom Pow - E.P. Megamix

Nenhum comentário:

Postar um comentário