sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pitty


Pitty - Nascida na capital baiana, Pitty passou a infância em Porto Seguro, no mesmo estado. Seu pai, músico e dono de bar, tocava bastante as canções do conterrâneo Raul Seixas, e ainda de outros tantos rockeiros dos anos 1960 e 1970, como Beatles, Elvis Presley e Lou Reed. Posteriormente, bandas como AC/DC, Nirvana, Pantera, Alice in Chains, Metallica, Faith No More, Mars Volta, Queens of the Stone Age e Muse fizeram parte de suas principais influências.

Cresceu em meio ao cenário de bandas baianas independentes, com as quais participou de rodas de shows em um bar de Salvador. Um dia, entrou na roda cantando "Smells Like Teen Spirit" da banda Nirvana e desde então decidiu investir na área musical, com o apoio do grande nome do cenário underground Rogério Big Brother (dono do selo bigbross records).

Também participou da banda Shes (1997–1999) como baterista. A banda era também formada por Carol Ribeiro (guitarra), Liz Bee (guitarra e vocal) e Lulu (baixo). Pitty participou também da banda Inkoma (1995–2001), iniciando sua carreira como vocalista.

Foi aluna da Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia.

Pitty foi procurada pelo produtor musical Rafael Ramos (o mesmo de bandas do mainstream adolescente brasileiro e do cenário independente, como Raimundos e Matanza).

Em 2003, lança seu primeiro álbum, Admirável Chip Novo, onde ela conquistou sua fama e vendeu mais de 250 mil cópias.

Em 2005 ela lançou o CD Anacrônico e mostrou que veio para ficar, sempre emplacando vários sucessos.

Em 2007, após a turnê do Anacrônico, ela lançou seu primeiro DVD ao vivo, o {Des}Concerto ao Vivo. Além de ser lançado nos formatos CD, DVD e DualDisc, o registro de show da banda foi também lançado em um modelo de aparelho celular, resultado de uma parceria com a Nokia. Com isso, Pitty recebeu o prêmio "Celular de Platina" pela vendagem de 200 mil aparelhos contendo seu álbum.

Em 2009, lançou seu mais atual álbum chamado Chiaroscuro. O primeiro single do álbum, Me Adora, logo atingiu os primeiros lugares nas principais rádios brasileiras. Chiaroscuro ganhou um jogo de celular que é baseado em suas músicas, algo inédito no país, chamado Chiaroscuro: O Jogo.

Devido ao voto popular, Pitty levou vários prêmios no MTV Video Music Brasil, da MTV Brasil, entre eles já foi duas vezes artista do ano, ganhou o prêmio de clipe do ano, show do ano, três vezes seguidas como vocalista da banda dos sonhos e muitos outros. Pitty ganhou aproximadamente 43 prêmios ao longo dos seus seis anos de carreira.

*Integrantes
Pitty - vocal e guitarra rítmica

Matrin Mendonça - Martin Mendonça começou a tocar guitarra aos 13 anos, quando um namorado de sua tia o apresentou ao instrumento. Começou a tocar em 1989 e já tinha o fetiche de tocar profissionalmente, mas só em 1995 ele entrou na faculdade de música e em 1997 começou a tocar em Salvador com frequência. Tocou em várias bandas, a primeira que causou impacto em sua vida - leia-se a primeira vez que entrou em Estúdio - foi numa de metal que se chamava Gridlock. Depois ele passou também pelo Cascadura. Tocou em bandas de metal e hard rock como: Malefactor e Dr. Cascadura. Em 2004, quando Peu Sousa deixou de tocar com a cantora Pitty, Martin foi convidado para assumir o seu lugar.

Joe - Silvano "Joe" Gomes é um músico baiano, começou tocando baixo na banda Dead Billies. Depois passou pela banda Retrofoguetes e atualmente participa da banda de Pitty.

Duda Machado - Duda Machado, nome artístico de Eduardo Machado, São Paulo, 11 de abril é um baterista brasileiro. Participou da banda baiana Lisergia, mas ficou conhecido por atuar ao lado da cantora Pitty, com a qual foi casado.


*Singles
Máscara
Admirável Chip Novo
Teto de Vidro
Equalize
Semana que Vem
I Wanna Be
Anacrônico
Memórias
Déjà Vu
Na sua Estante
Pulsos
Brinquedo Torto
De Você
Me Adora


*Discografia
(EP)
2003 : Lado Z

(estúdio)
2003 : Admirável Chip Novo
2005 : Anacrônico
2009 : Chiaroscuro

(ao vivo)
2007 : {Des}Concerto ao Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário