sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Katy Perry


Katheryn Elizabeth Hudson (Santa Barbara, 25 de outubro de 1984) é uma cantora, compositora e música dos Estados Unidos que atende pelo apelido Katy Perry. Embora sua popularidade na indústria musical só tenha ocorrido a partir do ano 2007, Perry já cantava publicamente desde sua juventude em igrejas, onde recentemente chegou a lançar um álbum musical com músicas gospel. A cantora ganhou notoriedade após lançar o polêmico single I Kissed a Girl que desencadeou uma série de controversos assuntos que questionam sobre a sua orientação sexual. Após este, lançou outros singles que fizeram sucesso como Hot N Cold e antecedentemente Ur So Gay que destacou-se em uma declaração feita por Madonna, que admitia gostar desta.
Ao longo de sua carreira musical, Perry envolveu-se em diversos casos controversos mas que apenas favoreceram na popularidade desta. Seu figurino é constituído por roupas de moda vintage ou que assemelham-se à frutas ou outros géneros alimentícios. Como mostrado no vídeo clipe, originalmente Katy Perry era um pessoa com cabelos louros mas tingiu-os de preto. Recentemente, participou do Warped Tour 2008 e atualmente de sua própria turnê conhecida como Hello Katy Tour. Em setembro de 2009, Perry foi classificada pelo Guinness Book de Recordes como "Melhor Estréia em Charts Digitais nos Estados Unidos por uma Artista Feminina", graças à "Hot N Cold" e "I Kissed a Girl", que verderam mais de 2 milhões de downloads no país norte-americano em seu primeiro ano de carreira. A cantora é a única artista a ser convidada para ser anfitriã da premiação por 2 vezes consecutivas em 15 anos de história do MTV Europe Music Awards.



*Carreira musical
2001-2004: Início da carreira
Durante o período de adolescência, Katy começou a ouvir algumas músicas não-religiosas como as do Queen, The Beach Boys, Heart, Joni Mitchell, Paul Simon, Cyndi Lauper e Alanis Morissette[25], o que de fato influenciou, mais tarde, no género musical de sua carreira. Aos seus quinze anos de idade, deslocou-se de Santa Barbara para Nashville, onde trabalhou com algumas pessoas ligadas à música country e gravou alguns demos[26]. Ela assinou com a Red Hill Records e lançou seu primeiro álbum musical em 2001, conhecido como Katy Hudson de género gospel. A cantora mudou seu nome artístico de "Katy Hudson" para "Katy Perry" pois seu primeiro nome artístico é muito parecido com a da atriz Kate Hudson e além disto, o nome 'Perry' era o sobrenome de solteiro de sua mãe.
Em 2003 Katy Perry assinou contrato com a Columbia Records e participou do álbum The Matrix como vocalista. The Matrix já havia trabalhado com com outros cantores como Avril Lavigne, Liz Phair e Britney Spears, entre outros artistas. Nessa época, a cantora começou a chamar a atenção dos grandes produtores e executivos da indústria musical com alguns hits como "Broken". Como a Columbia não chegou a lançar o álbum, a banda tinha recuperado os direitos sobre o disco, tendo como objetivo, lançá-lo através da Let's Hear It Records, mas mesmo assim não conseguiram. O álbum foi cancelado semanas antes do lançamento em 2004.
Em 2005, assinou novamente com a Columbia Records e conheceu o produtor musical Glen Ballard, com quem compôs algumas canções como "Box", "Diamonds" e "Long Shot", que vieram a constituir o álbum (A) Katy Perry. Infelizmente, o álbum foi cancelado e algumas canções foram renomeadas e passaram a pertencer à Kelly Clarkson.
2007-presente: One of the Boys
Em 2007 assinou contrato com a Capitol Records e iniciou-se o período de sucesso da cantora. Lançado em 20 de novembro do mesmo ano, o EP Ur So Gay foi a primeira edição. A canção foi elogiada por Madonna, "É a minha música favorita" diz em uma entrevista. O EP visava introduzir a cantora na indústria musical, que acabou transformando-a em uma celebridade. Além deste objetivo, o EP foi um meio que Perry usou para vingar-se de um ex-namorado que havia magoado-a[25]. Após Ur So Gay foi gravado o álbum One of the Boys.
A carreira de Perry disparou extremamente com o lançamento do single polêmico e famoso I Kissed a Girl em 6 de maio de 2008, que desencadeou uma série de controversos comentários sobre a orientação sexual da cantora, que não manifestou-se contra ou à favor. O single foi composto pela própria Perry junta de Dr. Luke, Cathy Dennis e Max Martin. I Kissed a Girl ficou no topo da parada de sucessos da Billboard e tornou-se um grande sucesso mundialmente conhecido. Segundo a cantora em uma entrevista com a revista Steppin' Out, a inspiração para o single seria a atriz Scarlett Johansson, pela qual Perry sentiu desejo de beijá-la. Ao todo, I Kissed Girl chegou a ficar sete semanas em primeiro no Hot 100 da Billboard e está até hoje nas paradas européias e canadenses.
Logo (não oficial) da cantora durante o período de gravação do álbum One of the Boys.
Hot N Cold é o segundo single do álbum, lançado em 9 de setembro de 2008 nos Estados Unidos e Canadá, e em 10 de setembro de 2008 na Austrália. A música começou 2009 na primeira posição na loja virtual iTunes e a terceira posição na Billboard, alcançando a marca de mais de 6 milhões de unidades no mundo inteiro. Assim como I Kissed a Girl, o single foi composto por Perry, Dr. Luke e Max Martin e tornou-se uma das músicas mais populares da Billboard, na posição #3 da Billboard Hot 100. Tornou-se segundo lugar do top five em mais de dez países, incluindo Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia; chegando ao topo das paradas na Turquia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Canadá, Noruega e Dinamarca.
O terceiro single do seu álbum foi Thinking of You, lançado originalmente nos Estados Unidos em janeiro de 2009. Foi o primeiro single de One of the Boys composto exclusivamente por Perry, que assim como os outros dois singles e seu Ep, fez sucesso internacionalmente. Foi classificado como número #29 da Billboard Hot 100, com um desempenho nas paradas musicais inferior aos singles anteriores. No Brasil, a música teve um bom desempenho devido à empregação deste single na novela Caminho das Índias da Rede Globo, que consequentemente fez com que Thinking of You fosse mais executada nas rádios brasileiras, segundo uma pesquisa, em segundo lugar de um total de dez.
Atualmente, o quarto e último single do álbum de Perry foi o também sucesso Waking Up in Vegas, composta por Perry, Desmond Child e Andreas Carlsson. Foi classificada pela Billboard Hot 100 como #9 e #11 pela Canadian Hot 100. Com Waking Up In Vegas, a cantora conseguiu no mês de agosto de 2009, o que já havia feito com I Kissed A Girl e Hot N Cold, que alcançaram o primeiro lugar das paradas norte-americanas. Segundo a cantora, a inspiração do single foi uma viagem dela e seu namorado para Las Vegas, onde casaram-se falsamente.
Perry já participou do Warped Tour 2008 e atualmente possue sua própria turnê, intutulada Hello Katy Tour. Em julho de 2009, a revista People selecionou os 20 melhores shows, no qual classificou os de Perry em 17º lugar. Durante seus anos de carreira, Katy já cometeu muitas ações polêmicas que posteriormente fortificou a carreira musical de Perry. Em setembro de 2009, o Guinness Book de Recordes elegeu-a como "Melhor Estréia em Charts Digitais nos Estados Unidos por uma Artista Feminina" por ter vendido mais de 2 milhões de downloads ("I Kissed a Girl" e "Hot N Cold").
Katy Perry estreou-se em Portugal no dia 28 de Junho de 2009 na Praça de Touros do Campo Pequeno em Lisboa, num concerto que contou com a presença de cerca de 7 mil fãns. Pouco depois do concerto, Perry escreveu: "Uau! Loucura. Em Portugal, acabei de fazer um espectáculo Hello Katy para cerca de 7 mil fãs que gritaram, cantaram, choraram e se passaram completamente. Senti isso pela primeira vez".
Estilo

A cantora, compositora e música Katy Perry usa vestimentos que possuem algumas relações à frutos ou moda retrô. A cantora tem um estilo muito próprio de se vestir e que acabou conquistando adeptos e admiradores das misturas de gêneros diferentes de moda. Seus trajes são constituídos por peças extremamentes coloridas, geralmente verde água, azul turqueza, rosa velho, comuns no cotidiano em apresentações da cantora. Em geral, suas roupas são características da moda da década de 50, tanto nos tecidos, com xadrezes delicados e tons pastel, quanto nos modelos, geralmente shorts ou macaquinhos curtos e sensuais. Outra inspiração é a personagem principal do filme Lolita, do diretor Stanley Kubrick, que marcou época por sua pose ingênua e provocante. Além da moda da década de 1950, Katy Perry já apresentou diversos shows vestida de frutas ou alimentos, como morango, ovo, sushi e também faz referências à personalidades e personagens conhecidos mundialmente, como Freddie Mercury], Elvis Presley, sereias, Minnie Mouse e Mamãe Noel.
Em 2008, Katy Perry fechou um contrato para criar sua própria linha de roupas inspirada em seu estilo bastante polêmico. "Sempre fiz experimentações com roupas e tive meu estilo próprio inspirado em pin-ups e Lolita", disse a cantora.
Controvérsias
Embora o single I Kissed a Girl tenha ficado no topo das paradas musicais norte-americanas durante dois meses, o hit desencadeou uma série de críticas. Além das severas críticas, a própria Perry tem sido questionada sobre sua orientação sexual[38] por diversas pessoas. Segundo alguns moralistas norte-americanos, 'I Kissed a Girl promove o homossexualismo' para o público, levando as garotas para o caminho homossexual. A Comunidade LGBT também reprovam a música, pois segundo eles, o single foi composto para Perry enriquecer e não para causa lésbica. Os próprios pais da cantora, os pastores evangélicos Keith e Maty Hudson, comentaram que oram todos os dias para que Deus ajude-a a "encontrar a salvação", e criticando a canção dizendo: "Nós a odiamos [a música]. Ela promove a homossexualidade, o que segundo a Bíblia é claramente um pecado, e é vergonhosa e nojenta. Ela é nossa filha, nós a amamos e não podemos tirá-la de nossas vidas. Mas discordamos da maneira pela qual ela está conduzindo sua carreira. Katy não é homossexual e está sendo influenciada por Hollywood." Recentemente, a cantora Jill Sobule acusou Perry de ter roubado a canção, pois Sobule havia lançado uma com o mesmo nome em 1995. As duas músicas, apesar de homônimas, tem harmonias, arranjos, instrumentações e letras completamente diferente, mas Sobule não se conforma com o fato de que nada pode fazer, já que títulos de músicas não são registráveis. "Como músico, em sempre evitei criticar outros artistas. Eu pensava 'Bom pra ela'. Mas quando ela disse que tinha tido a ideia para o título em um sonho..." disse Jill, irritada, ao tabloide inglês The Sun.
Recentemente, a cantora processou uma estilista australiana. A causa do processo ocorreu devido ao nome da marca de roupas, Katie Perry, que segundo os advogados da cantora "pode levar os consumidores a pensar que se trata de uma propriedade da cantora". A estilista relatou que "Foi um choque gigantesco. A carta dos advogados mandava eu mudar minha marca, proibindo a venda das minhas roupas, propaganda e dizia que eu não poderia mais usar nenhuma marca similar à Katy Perry. Caí no choro, porque amo meu negócio. Não vou desistir sem brigar. Não quero ser cantora nem imitá-la."
*Discografia

Álbuns


A quantidade de álbuns musicais da cantora é incerta. Oficialmente, totalizam-se em quatro, mas devido ao cancelamento de dois, apenas "Katy Hudson" e "One of the Boys" ficaram popularizados no mundo pop e gospel. Embora, os álbuns cancelados até hoje possuem algumas canções conhecidas, como "Simple", que virou trilha sonora de Quatro Amigas e um Jeans Viajante[98].
"Katy Hudson" (2001) — Red Hill Records
"The Matrix" (cancelado) — Columbia Records/Let's Hear It Records
"(A) Katy Perry" (cancelado) — Columbia Records
"One of the Boys" (2008) — Capitol Records

Carisma de Katy Perry no show benificente no Life Ball 2009.
O único EP de Perry foi gravado em 2007 com o objetivo de introduzir a cantora, compositora e música na indústria musical. O EP foi, segundo Perry, uma homenagem ao Tokio Hotel e ganhou (junto com a cantora) notoridade graças à Madonna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário